Quem não tem, ou não conhece alguém que tenha Varizes? Um problema em que muitas das vezes não é dada a devida importância, pode trazer problemas sérios. As Varizes ocupam hoje um papel central no consultório do cirurgião vascular. São grandes causadoras de sintomas nos membros inferiores. Estão cercadas de um verdadeiro arsenal de guerra contra elas. A tecnologia nos diagnósticos e nos aparelhos trouxe conforto e acabou com a obrigação de uma cirurgia.

Nesse artigo desmembro essa doença de maneira bem completa, para que você não tenha mais duvidas.


O que são Varizes?

Por definição, Varizes são veias dilatadas, tortuosas que fazem saliência na pele. Logo, visíveis a olho nu. Essa definição é bem antiga. Hoje, com auxilio dos aparelhos , já identificamos veias doentes também abaixo da pele. Dentro de todas as nossas veias normais, existem válvulas. Elas tem um formato da letra “V” de cabeça para baixo, assim /\. Quando pisamos no chão, essa válvula se abre assim / \. O sangue passa por ela, dos pés, subindo em direção ao coração. Quando o impulso acaba, a gravidade “puxa” esse sangue para baixo. A válvula então se fecha /\ e o fluxo segue seu caminho subindo.

Devido a genética e padrões de comportamento, essas válvulas param de funcionar como deveriam. O fluxo de sangue consegue descer, e mais sangue se acumula dentro das veias. Assim elas dilatam e todo o problema começa.


Quais são os fatores que podem gerar Varizes? Existem muitos. Vou listar alguns mais importantes:

Todas as Varizes são iguais?

Não. Elas são classificadas da seguinte maneira:

Telangectasias e Venulectasias (famosas Varicoses) – até 1mm de diâmetro.

Varizes Reticulares – de 1mm a 3mm de diâmetro.

Varizes Essenciais – maiores que 3mm de diâmetro.


Todos os pacientes com Varizes estão no mesmo estágio da doença?

Não. A doença venosa é classificada pelo CEAP.

CEAP 0 – Sem Varizes

CEAP 1 – Varicoses

CEAP 2 – Varizes Reticulares ou Essenciais sem inchaço.

CEAP 3 – Inchaço nas pernas

CEAP 4 – Alteração da pele causada pelas varizes (manchas, fibrose etc)

CEAP 5 – Úlcera Venosa cicatrizada.

CEAP 6 – Úlcera Venosa aberta.


Quais são os sintomas que as Varizes podem causar?

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, de acordo com os hábitos de vida e com a quantidade de veias doentes. Os mais comuns são: dor e peso ao final do dia nas pernas, sensação de ardência e queimação, coceira, cãimbras e inchaço. Em casos mais graves, onde a pressão dentro das veias é muito grande, surgem feridas, flebites e até trombose.


Como é feito o diagnóstico das Varizes?

Todo diagnóstico começa com uma consulta médica. Nela o Cirurgião Vascular vai saber da sua historia com detalhes. O próximo passo é o exame físico. Nessa etapa já é possível determinar a quantidade de Varizes e o estágio em que a doença se encontra. É nessa hora que fazemos também a primeira avaliação das Veias Safenas.

As Veias Safenas são as veias mais importantes dos membros inferiores. Elas se iniciam no tornozelo, sobem por toda a perna e a coxa. Entram profundamente na região da virilha, onde termina em uma veia muito maior, onde o sangue seguirá até o coração. Quando as válvulas dessas veias param de funcionar, uma quantidade grande de sangue consegue ir em direção ao pé. Uma grande sobrecarga, chega ao tornozelo ou desagua por outras veias na coxa ou na perna. É o que chamamos de refluxo ou insuficiência das Safenas. Um caso clássico de aparecimento de varizes.

As Safenas podem apresentar refluxo em toda sua extensão ou apenas em um segmento. Uma vez diagnosticado, o refluxo deve ser tratado, caso seja a causa das varizes.


Para auxiliar dispomos também de aparelhos de alta tecnologia. O principal é o Ultrassom com Doppler. Atualmente ele é o olho do cirurgião por debaixo da pele. Com ele medimos o diâmetro das Safenas, definimos se há refluxo e detectamos perfurantes. O Ultrassom é o exame obrigatório quando falamos em tratar varizes.


A realidade aumentada é um aparelho, que aplica uma onda de luz infra-vermelha. Essa luz é menos absorvida na pele e mais absorvida no sangue. Um processador analisa essa absorção e faz uma imagem sobre essa pele. Projeta assim, as varizes que ali existem, facilitando a visualização.


O fleboscópio é um dispositivo que utiliza luzes de LED laranjas e vermelhas. Ao coloca-lo sobre o membro o sangue absorve mais esses feixes de lux. Assim podemos visualizar sob a pele o trajeto das varizes.


O Tratamento

Vários tipos de tratamento estão disponíveis. Em geral, eles são associados para um melhor resultado.


Tratamento Clínico

Esse tipo de tratamento consiste no uso de medicações, cremes, compressão elástica e mudanças dos hábitos de vida. O objetivo é uma melhora dos sintomas que as varizes causam, porém, elas não irão desaparecer. Buscamos um ganho na qualidade de vida, para que o dia a dia torne-se mais confortável.


Medicações

Os remédios mais eficazes são os Venotônicos. Muitos já são bem conhecidos como o Daflon, Venalot etc. Essas medicações ajudam as veias a trabalharem melhor. Aumentam seu poder de contração. Diminuem os poros existentes dentro delas. Reduzem o extravasamento das substancias que causam os sintomas.


Cremes

Os cremes têm ação mais local. Ajudam na hidratação da pele. Têm substâncias que neutralizam a inflamação causada pelos vasos, como o Venalot Creme. E ação refrescante como o Cedraflon. Trazem bastante conforto e alívio.


Compressão Elástica

Esse é o componente mais importante no tratamento clínico. As conhecidas e muitas das vezes odiadas Meias Elásticas. Elas apertam as panturrilhas e comprimem as varizes. Aceleram a passagem do sangue por dentro das veias do sistema venoso profundo. Diminuem a pressão e por fim previnem a Trombose. Se há uma escolha que traz muito benefício, é o uso constante das meias. Há várias compressões e cada uma delas é indicada de acordo com o estágio da doença em que cada pessoa se encontra.


Mudanças dos Hábitos de Vida

Exercícios físicos regulares, perda de peso, mudança na alimentação. São as principais mudanças de quem quer se ver livre dos sintomas das varizes. A musculação é o exercício mais indicado. Quanto mais forte estiverem as pernas, melhor o retorno do sangue em direção ao coração.

Quanto mais tecido gorduroso, mais inflamação e mais retenção de liquido ocorrerão. Mais inchaço e dor. A alimentação rica em carbohidratos, como a cultura brasileira, sem exercícios, ajuda no ganho de peso. Estar em dia com suas refeições é um grande aliado no bem estar de suas pernas.


Tratamento Invasivo

Cirurgia Convencional

A cirurgia consiste em fazer pequenos cortes na pele. Com uma agulha de crochet, puxar as varizes para fora e arrancá-las de forma definitiva. Os tamanho dos cortes dependem do tamanho das varizes tratadas, mas o mais comum são incisões de até 3mm.

Para o tratamento da Veia Safena, passamos um dispositivo de metal por dentro dela. Ele sobe da Perna, até a Virilha, e fazemos a extração, chamada de Safenectomia. A recuperação se dá em torno de 10 a 15 dias. O repouso é necessário. O uso das meias elásticas é essencial na recuperação e prevenção de Trombose.


Termoablação

A termoablação é hoje considerada a melhor técnica no tratamento das Safenas. Pode ser feita com aparelho de Laser ou de Radiofrequência. A grande diferença em relação a cirurgia convencional é que não há cortes para se chegar na Safena. Através de uma punção com agulha, introduzimos a fibra de Laser ou de Radiofrequência até a Virilha.

Ao invés de arrancarmos, a Safena é queimada em todo o seu trajeto. A recuperação se dá em torno de 5 a 7 dias. O repouso é muito pequeno e a volta as atividades normais muito rápida. O procedimento é considerado muito pouco invasivo e pode ser feito com anestesia local.


Laser Transdérmico

Esse aparelho dispara um feixe de luz infra-vermelho através da pele e atinge as varizes que estão embaixo dela. Ao atingir esses vasos, esse Laser os queima, formando um pequeno coágulo em seu interior. É o que há, hoje, de mais moderno e tecnológico no tratamento das varizes. Com o Laser, somos capazes de resolver mais de 85% dos casos de Varizes dentro do consultório, sem cirurgia.


Espuma Densa

A espuma é hoje considerada o 2o melhor tratamento para as Varizes e Safenas. Ela consiste na mistura de um remédio chamado Polidocanol e ar. O Polidocanol é classificado como detergente e ao ser agitado com ar, produz a espuma. Através de punções, injetamos a espuma feita dentro das varizes. A medicação penetra nas células, as destroem e produzem um pequeno coágulo.

Essa destruição na maioria das vezes é definitiva. A espuma pode ser feita em várias concentrações, que são definidas pelo tamanho e extensão dos vasos a serem tratados. Por serem formadores de coágulos, há um limite de volume que pode ser injetado por sessão. Logo, na Espuma, várias sessões são realizadas para tratar todas as varizes.


Escleroterapia

A famosa aplicação de vasinhos. Usada nasTelangectasias e Venulectasias (varizes menores que 1mm de diâmetro). Consiste na mistura várias substâncias que, injetadas dentro dos vasinhos, destroem as células. O processo também é irreversível e portanto deve ser feito com cautela para se evitar complicações.

Existem diferentes potências, dependendo da concentração das medicações utilizadas. A Glicose pura é a de mais baixa potência e a de Polidocanol a de mais alta potência.


Crioescleroterapia.

Além das medicações, também é possível usar o congelamento. A mistura é resfriada num ambiente a -40o C e congela. O frio extremo é mais um fator que, associado aos remédios, destrói as células.


Escleroterapia Ampliada

Aqui injetamos uma quantidade maior de esclerosante. Usada nas veias chamadas nutridoras, ou varizes mãe. Muito comum como tratamento associado ao Laser transdérmico.


Com um arsenal tão grande a disposição, conseguimos resolver mais de 85% dos casos de Varizes dentro do consultório. Tudo com muito conforto, sem necessidade repouso ou afastamento das atividades diárias.


Visite meu site! Faça contato e venha fazer sua avaliação!

https://www.dredsonblanco.com.br

50 respostas

  1. Pingback: AMBSLOT
  2. Pingback: USA Gun Shops
  3. Pingback: 웹툰 사이트
  4. Pingback: k2 liquid diablo
  5. Pingback: แทงหวย
  6. Pingback: yehyeh
  7. Pingback: Benelli firearms
  8. Pingback: goatpg
  9. Pingback: bio ethanol burner
  10. Pingback: Buy Guns Online
  11. Pingback: pgslot
  12. Pingback: click here
  13. Pingback: Scrunchies
  14. Pingback: super kaya88
  15. Pingback: ccaps.net
  16. Pingback: poker-info.net
  17. Pingback: link slot gacor
  18. Pingback: สล็อต
  19. Pingback: join illuminati
  20. Pingback: gun suppressors
  21. Pingback: buy backlinks pr9

Os comentários estão desabilitados.